Um país sem excelências e mordomias

Esses dias eu vi no Programa do Jô uma jornalista brasileira, Claudia Wallin, que mora na Suécia há 10 anos e escreveu um livro sobre a política (e os políticos) na Suécia. Comprei o livro na Saraiva e comecei a ler hoje, estou gostando muito. Fala desde os vikings, que eram povos já democráticos, sem líderes absolutos, até hoje, onde os políticos ganham o mesmo salário que os professores da rede primária.

Atrás do livro:

“Que país é este? Ler este livro é algo obrigatório para todo deputado, senador, ministro, juiz, desembargador, governador, presidente, secretário, prefeito, vereador. E, sobretudo, para o eleitor. Para ele, é quase um guia de sobrevivência na selva da política brasileira. Claudia Wallin trata da Suécia, mas é impossível não pensar no Brasil a cada parágrafo. Com cinismo, cólera, amargura. Ou com esperança. Por que não? Afinal, prova que existem políticos que desconhecem o tratamento de “Excelência”. Que não têm mordomias, não aumentam seu próprio salário, não têm gabinete próprio. Que usam transporte público e não estão na vida pública para fazer fortuna. E que respeitam – e muito – o eleitor. Um sistema apoiado em três pilares: transparência, escolaridade e igualdade. Um dia, quem sabe, chegaremos lá. Ler e se envergonhar com estas páginas pode ser o começo.”

Um trecho do início:

“A Suécia, há menos de 100 anos era um país pobre, mas habitado por um povo determinado a sair da pobreza e do atraso. E conseguiu. O segredo – que não é segredo – é sempre o mesmo: investimento em educação, ciência, tecnologia, justiça, projetos nacionais integrados que levam ao desenvolvimento com igualdade e justiça social.”

Capa do livro

Anúncios

2 comentários sobre “Um país sem excelências e mordomias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s